Equilíbrio entre o uso responsável de antibióticos e a manutenção da saúde dos animais é fundamental

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
O uso de antimicrobianos eficazes faz parte do arsenal terapêutico para combater infecções bacterianas em animais.

Bactérias são responsáveis por uma variedade de doenças em animais e humanos, e o uso de princípios ativos eficazes é necessário para que se maximize o potencial do tratamento e minimize a ocorrência de resistência bacteriana.

Sistemas de produção animal desempenham um papel central na geração de alimentos e produtos derivados. No entanto, essa atividade enfrenta desafios significativos devido a infecções bacterianas que impactam negativamente a saúde dos animais e a produtividade dos rebanhos.

No sistema de produção de bovinos e suínos, alguns desafios infecciosos levam a quadros inflamatórios localizados e sistêmicos, comprometendo o desempenho e o bem-estar animal. Em bovinos, patógenos como Moraxella bovis podem levar ao desenvolvimento de ceratoconjuntivite infecciosa, enquanto Pasteurella multocida e Manheimia haemolytica são importantes causas de infecções respiratórias, da mesma forma que Mycoplasma hyopneumoniae, Pasteurella multocida e Glaesserella parasuis são importantes causas de doenças respiratórias em suínos.

Alguns patógenos desencadeiam doenças sistêmicas, e Glaesserella parasuis também pode levar a um quadro sistêmico cursando com polisserosite e poliatrite. A infecção por Salmonella enterica Choleraesuis pode apresentar-se na forma de quadros diarreicos, doença sistêmica ou pneumonia. Ainda, infecções por Streptococcus suis podem causar pneumonia, sepse, artrite e encefalite.

Estas infecções impactam negativamente a produção, uma vez que são responsáveis por grandes perdas produtivas e financeiras. Animais de produção estão continuamente expostos à agentes infecciosos, e a prevenção e o tratamento adequados envolvem medidas de manejo, boas práticas de higiene, vacinação e, quando necessário, o uso de antibióticos sob a supervisão de um médico veterinário.

A tulatromicina, princípio ativo do Tulaxx, é um macrolídeo semissintético amplamente empregado no tratamento de infecções respiratórias em bovinos e suínos. Ela exerce seu mecanismo de ação inibindo a síntese proteica bacteriana, impedindo que a bactéria produza proteínas essenciais para seu crescimento e replicação, consequentemente reduzindo a carga infecciosa no hospedeiro. Este princípio ativo tem um amplo espectro de ação e é eficaz contra uma variedade de bactérias gram-positivas e gram-negativas. Isso a torna uma escolha valiosa no tratamento de infecções bacterianas em animais de produção, especialmente quando se enfrentam infecções mistas causadas por diferentes tipos de bactérias.

O uso de antimicrobianos eficazes faz parte do arsenal terapêutico para combater infecções bacterianas em animais. No entanto, o uso destas medicações em animais deve ocorrer conforme indicação de médicos veterinário, evitando-se o uso indiscriminado.  Além disso, é essencial investir em medidas de prevenção, como a melhoria das condições de higiene, a adoção de práticas de manejo adequadas e a vacinação, para que o uso destes medicamentos ocorra de forma racional, preservando a eficácia desses agentes terapêuticos. O equilíbrio entre o uso responsável de antibióticos e a manutenção da saúde dos animais é fundamental para garantir a produção segura e sustentável de alimentos de origem animal.

Tulaxx é uma solução injetável estéril e deve ser administrado em bovino e suínos de forma injetável, pela via subcutânea, na dose única de 2,5 mg/kg de Tulatromicina (equivalente a 1 mL para cada 40 kg de peso vivo). Deve-se respeitar o volume máximo por local de aplicação de 7,5 mL para bovinos adultos, e 2mL para suínos adultos. Caso o volume calculado ultrapasse este limite, recomenda-se dividir a dose em mais de um local de aplicação.

https://www.ourofinosaudeanimal.com/produtos/bovinos/terapeuticos/tulaxx/

Texto escrito por Marina L. Mechler Dreibi. Médica Veterinária, Mestrado e Doutorado com ênfase em sanidade de suínos. Pesquisadora P&D na Ourofino Saúde Animal. marina.dreibi@ourofino.com

 

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
ThíchBình luậnMục yêu thích của tôi

Chào mừng tới 333

Kết nối, chia sẻ và tương tác với cộng đồng chuyên gia lớn nhất trong ngành chăn nuôi heo.

Chúc mừng 143057 Người dùng trên 333

Đăng kýĐã là thành viên?
Tài khoản được đề xuất
Máy pha thuốc Mixtron  -Italy
Khác - Việt Nam
Ngân  Thảo

Ngân Thảo

Thú y - Việt Nam
Boehringer Ingelheim Animal Health
Công ty - Đức
333 Việt Nam

333 Việt Nam

Công ty - Việt Nam
VIETSTOCK EXPO & FORUM
Công ty - Việt Nam